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SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEED NÚCLEO REGIONAL DE PONTA GROSSA COLÉGIO PROF. BECKER E SILVA – E.F. M EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. CARACTERIZAÇÃO DO CURSO.
A Proposta Pedagógica do curso de Educação de Jovens e Adultos, ofertado nos Estabelecimentos Estaduais de Ensino considera o educando um sujeito sócio-histórico-cultural com diferentes experiências de vida, que se afastou da escola devido a fatores sociais, econômicos, políticos e/ou culturais, muitas vezes com ingresso prematuro no mundo do trabalho, evasão ou repetência escolar. Tal educando traz modelos internalizados durante suas vivências escolares ou por outras experiências de vida. Nesses modelos, predomina uma escola tradicional, onde o educador exerce o papel de detentor do conhecimento e o educando receptor desse conhecimento. Busca-se portanto o rompimento desse modelo, propiciando ao educando, a autonomia intelectual, ou seja, educandos ativos no processo educacional. É importante ressaltar que a proposta da EJA no Paraná não contempla a cultura do aligeiramento da escolarização nem a pedagogia da reprovação, mas sim a pedagogia da aprendizagem, com oferta de qualidade de ensino. Sendo assim, a organização da oferta nesta modalidade de ensino, indicada na proposta pedagógico-curricular, contempla o total da carga horária estabelecida na legislação vigente, cerca de metade da carga horária total estabelecida para o ensino regular, nos níveis do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contemplando ações pedagógicas específicas à modalidade, que levem em consideração o perfil do educando, assegurando-lhes oportunidades apropriadas, consideradas suas características, interesses, condições de vida e de trabalho. Os conteúdos curriculares da Educação Básica são desenvolvidos ao londo da carga horária total estabelecida para cada disciplina, conforme matriz curricular, com avaliação presencial ao longo do processo ensino-aprendizagem, mediante ações didático-pedagógicas, organizadas de forma coletiva e/ou individual.
ORIENTAÇÕES GERAIS: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. ORGANIZAÇÃO POR DISCIPLINA: Alunos que deverão cursar a carga horária total, que não concluíram nenhuma série do Ensino Regular correspondente. Pode-se também ter alunos com aproveitamento de estudos, cursando na modalidade Coletivo. Alunos que cursarão com aproveitamento de estudo, de acordo com a série concluída no Ensino Regular, para aqueles que tem alguma dificuldade com horários ou de aprendizagem. Para o ingresso para a Fase II é de 15 completos na data da matrícula, e para o Ensino Médio 18 anos completos na data da matrícula, (sendo que os educandos deverão ter uma defasagem de no mínimo dois anos). Cada aluno pode fazer matrícula em até 04 (quatro) disciplinas, tanto no Fundamental, quanto no Médio, e pode cursar as modalidades individuais e coletivo simultaneamente, desde que não ultrapasse o número máximo de 04 (quatro) disciplinas.
ORGANIZAÇÃO POR DISCIPLINA: Coletivo -  Alunos que deverão cursar a carga horária total, que não concluíram nenhuma série do ensino regular correspondente. Pode-se também ter alunos com aproveitamento de estudos, cursando na modalidade coletivo.
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: Cada série concluída no Ensino Fundamental equivale a 25% da carga horária toral a ser cumprida, e no Ensino Médio o aproveitamento equivale ao máximo de 50% da carga horária total. FREQUÊNCIA: Coletivo: 75% de frequência mínima do total da carga horária da disciplina.
AVALIAÇÃO: Serão registradas de 02 a 06 notas por disciplina que corresponderão às provas individuais, escritas e a outros instrumentos avaliativos adotados.












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